A Estaca Strauss é um equipamento leve e econômico.

A Estaca Strauss é um equipamento leve e econômico.

A Estaca Strauss é um equipamento leve e econômico. 
As vantagens de sua utilização são:
Ausência de trepidações e vibrações em prédios vizinhos;
Facilidade de locomoção dentro da obra;
Possibilidade de verificar, durante a perfuração, a presença de corpos estranhos ou matações no solo, permitindo a mudança de locação da concretagem.
Após a conclusão da perfuração, é feita a completa remoção de resíduos através de uma sonda. Em seguida, lança-se água no interior da tubulação para a limpeza dos tubos e do soquete, que é posicionado acima do tubo. Em seguida, o concreto, previamente preparado, é lançado no interior dos tubos através do funil, em quantidade suficiente para a produção de uma coluna com, aproximadamente, 1,00 m de diâmetro.
Sem sacar a tubulação, apiloa-se o concreto com o soquete, formando uma espécie de bulbo, pela expulsão do concreto.
Para execução do fuste, o concreto é lançado dentro do tubo. À medida que é apiloado, o tubo vai sendo retirado com o uso do guincho.
A Estaca Strauss é uma estaca de concreto moldada in loco, executada através da escavação, com uma sonda, introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados simultaneamente até a profundidade projetada. A concretagem é realizada lançando-se o concreto, e retirando-se gradativamente o revestimento com o simultâneo apiloamento do concreto. O revestimento integral assegura a estabilidade da perfuração, e garante as condições para que não ocorra a mistura do concreto com o solo, ou o estrangulamento do fuste da estaca. No caso de estacas armadas, a armadura é inserida antes dos procedimentos de concretagem.
Está estaca tem como característica escavada, pois para ser inserida no solo é necessária remoção de terra e são executadas enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas.
Surgiram com o intuito de substituir as estacas pré moldadas cravadas no solo por percussão, devido à grande vibração e ocorrência de ruídos causados pelo processo de cravação.
A Estaca Strauss é um tipo de estaca de fundação executada com auxílio de um equipamento, conhecido como bate-estaca Strauss que consiste de um guincho, tripé, pilão, tubos guia e sonda.
Vantagens da Estaca Strauss
-Custo/benefício favorável.
-Não gera vibrações no solo suficientes para danificar edificações vizinhas, mas mesmo assim tem que realizar o estudo pericial.
Desvantagens da Estaca Strauss
-Produz bastante lama, o visual não é elegante para os clientes.
-Capacidade de carga é baixa. Pode ter até metade da capacidade de carga de uma estaca pré moldada.
-Apresenta dificuldade para escavar solo mole de areia fofa por causa do estrangulamento do fuste.

Notícias Relacionadas

Como recuperar obras com problema estrutural?

 

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas,...

Ler mais >>
Critérios para escolha do sistema de estruturas de concreto armado

A escolha de equipamentos deve se basear em critérios...

Ler mais >>
Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que...

Ler mais >>