Casa transformada em escritório em São Paulo ganha prêmio internacional para projetos em tijolos

Casa transformada em escritório em São Paulo ganha prêmio internacional para projetos em tijolos

Assinado pelo escritório SuperLimão Studio, o projeto de transformação de uma casa em escritório na Rua Marília, no Jardim Paulista, em São Paulo, venceu o Wienerberger Brick Award 2016 na categoria Reuso. O prêmio bienal é destinado a propostas arquitetônicas que utilizem tijolos com excelência.

A construção em São Paulo é uma das últimas históricas feita de tijolos na região. Como opção aos arquitetos, em vez de demolir a casa e construir outro edifício no lugar - o que seria o mais economicamente viável -, a estrutura foi preservada. As paredes externas permaneceram como estavam, mas o interior da casa foi inteiramente modificado para adaptar-se ao seu novo uso. Para o júri da premiação, a proposta é "um exemplo de consciência ao lidar com edifícios históricos, e faz a sua contribuição ao preservar uma herança histórica".

"Com Marília, tivemos a oportunidade de criar um projeto que respeitasse a história, o material, o ambiente e ao redor. Para garantir que o projeto seja muito flexível, nós deixamos toda a sua infraestrutura do lado de fora", explicaram os arquitetos.
Os demais vencedores foram Wienerberger Brick Award: 2226, na Áustria, por solução especial; House 1014, na Espanha, por edificação urbana; Termitary House, no Vietnã, por uso Residencial; Auditorium AZ Groeninge, na Bélgica, por uso público; e a Cluster House, na Suíça, como solução especial. Neste ano, dois dos projetos foram recompensados com a categoria de Grande Prêmio: o 2226 e o House 1014.

Notícias Relacionadas

Como recuperar obras com problema estrutural?

 

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas,...

Ler mais >>
Critérios para escolha do sistema de estruturas de concreto armado

A escolha de equipamentos deve se basear em critérios...

Ler mais >>
Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que...

Ler mais >>