O charme do lavatório

O charme do lavatório

Projetar e entregar apartamentos com o lavatório do lado de fora do banheiro tem sido praxe cada vez mais comum das construtoras. A ideia é que o ambiente seja usado na condição de semi-suíte – o banheiro utilizado por dois quartos. Atentos a esta tendência, profissionais do décor dão dicas de como decorar e valorizar este espaço.
De acordo com a designer de interiores Rosângela Brandão e os arquitetos Eduardo Henrique Brandão e Júnia Bernanos, do escritório Situar Arquitetura e Interiores, a decoração do lavatório deve ser a mesma aplicada aos banheiros. “O lavatório deve receber o mesmo cuidado de todos os ambientes. A decoração deve ser mais ‘clean’, sem muitos detalhes. Para valorizar o espaço, deve-se investir em revestimentos diferenciados para as paredes como pastilhas, porcelanato ou papel de parede. E, também, na escolha de uma cuba de destaque”, ressalta Júnia.
Para a dupla de arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, a decoração do lavabo deve ser uma mescla do que há nas áreas secas do apartamento e trazer alguns elementos do banheiro adjacente. “É interessante utilizar elementos como o piso para área molhada e torneira na mesma linha dos metais do banheiro, por exemplo. Investir em papéis de parede impermeáveis ou emborrachados, bancada de madeira, pedras naturais e materiais não polidos dão um visual mais elegante e harmonioso com os acabamentos de salas e corredores que lhe dão acesso”, sugerem.
Estando o lavatório mais próximo de áreas sociais, como sala de jantar ou varanda gourmet, por exemplo, é importante que a decoração não contraste com o requinte dos demais ambientes. “Pode-se usar uma bancada de demolição, vidro ou pedra ônix. A utilização de uma iluminação diferenciada no espelho ou na bancada, ou ainda uma peça de iluminação como arandela na parede ou pendente no canto da bancada são opções bonitas e elegantes”, indica Júnia, do escritório Situar Arquitetura e Interiores.  
Para Ivana e Bruno, o segredo para este espaço está na sutileza. “Evite usar azulejos, ladrilhos ou porcelanatos polidos nas paredes. Embeleze o espaço com lâmpadas de menor temperatura de cor. Coloque flores, quadros e adornos pontuais”, contam Bruno e Ivana.
Os profissionais do escritório Situar Arquitetura e Interiores indicam apostar nos detalhes: “Adornos como bandeja para toalhinhas de mão, porta lenço de papel, porta sabonete líquido ou até mesmo um vaso de planta natural, tornam o ambiente mais interessante”, finaliza Júnia. 
Segundo os profissionais do escritório Situar Projetos, adornos como bandeja para toalhinhas de mão, porta lenço de papel, porta sabonete líquido ou até mesmo um vaso de planta natural, tornam o ambiente mais interessante.

Fonte: obra24horas

Notícias Relacionadas

Como recuperar obras com problema estrutural?

 

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas,...

Ler mais >>
Critérios para escolha do sistema de estruturas de concreto armado

A escolha de equipamentos deve se basear em critérios...

Ler mais >>
Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que...

Ler mais >>