Saiba identificar a qualidade do solo de um terreno

Saiba identificar a qualidade do solo de um terreno

Você acabou de comprar um terreno ou uma casa e não faz ideia que tipo de solo você está pisando? Esse problema é mais comum do que você imagina, saber identificar as condições do solo de um terreno pode ser uma tarefa difícil. Então se você está nessa situação, traremos dicas de como você pode solucionar esses problemas.

 

Saiba que nenhuma construção no mundo pode ser durável, confortável e segura se o solo abaixo dela é instável e de baixa qualidade. Solos pobres é um problema real para os construtores, se passar despercebido ou se não for tomadas as devidas providências podem levar a sérios comprometimentos estruturais dentro da casa, infiltrações, trincas e outros problemas resultantes da má qualidade da terra.

 

Existem dois principais fatores para considerar quando se avalia um solo:

 

Solo virgem: Nunca foi mexido é mais fácil de trabalhar, pois é mais compactado e firme.

 

Solo Preenchido: Esse tipo de solo já teve preenchimento de algum material e pode precisar ser compactado, no entanto apenas um laudo de perícia feito por um especialista vai pode dizer com precisão quais substâncias foram usadas ali e se corre riscos ou não.  Mas você pode fazer um pré diagnostico usando algumas dicas:

 

1.  Perceba a densidade da terra, enfie uma estaca no solo, dê duas ou três batidas com o martelo se ela afundar facilmente é provável que o solo contenha preenchimento e terá que ser compactado.

 

2.  Durante a escavação pegue um pequeno punhado de solo úmido e enrole-o em formato de bola entre as palmas das mãos, se o solo se desintegrar e não mantiver a sua forma, significa que o solo deve ser bem drenado e contém uma mistura de areia e cascalho.

 

3.  Se o solo fica junto em forma de bola é provável conter algum composto como lodo ou outras substâncias.

 

4.  Se você consegue rolar a bola em forma de lápis ou se a bola permanece unida quando cai no chão, o solo provavelmente tem argila nele, esse é um dos melhores solos, mas novamente vai ser preciso de um perito especializado para identificar qual é o tipo de argila.

 

 

Substâncias

Areias compactadas e argilas rijas: geralmente essas substâncias representam solos mais resistentes e com maior capacidade de suporte de carga e menos suscetíveis a deformações.

 

Argilas moles e areias fofas: representam solos menos resistentes, ou seja, com menor capacidade de suporte de carga e mais susceptíveis a deformações. Esse é o tipo de solo que representa má qualidade para construções.

 

Mas apenas ums empresa especializada pode verificar e inspecionar a qualidade do solo, com um laudo de pericia residencial pode determinar de será preciso deslocamentos de terra e assegurar a boa qualidade da obra.

 

Notícias Relacionadas

Como recuperar obras com problema estrutural?

 

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas,...

Ler mais >>
Critérios para escolha do sistema de estruturas de concreto armado

A escolha de equipamentos deve se basear em critérios...

Ler mais >>
Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que...

Ler mais >>