Você sabe identificar os principais tipos de solos?

Você sabe identificar os principais tipos de solos?

 

Os solos são classificados pela rocha da qual se originaram e como elas foram alteradas pelo clima ao longo do tempo. Hoje em dia existem mapas de solos que são úteis para fins de planejamento.

 

Conhecer as caracteristicas do solo sob um projeto pode não ser fácil para a maioria das pessoas. Os solos são divididos em granulação fina e granulação grossa, dependendo do tamanho das partículas do solo. Conheça agora seis tipos de solos:

 

Solo de argila

A argila é um dos muitos tipos de solos que se distinguem como solo no qual as partículas são embaladas hermeticamente em conjunto uns com os outros, com o espaço de ar pouco ou nenhum. Devido a esta característica, a argila é o tipo mais denso e mais pesado do solo. Mas densidade da argila permite que o solo para reter e conter grandes quantidades de água e nutrientes, enquanto ao mesmo tempo, tornando difícil para humidade e o ar a penetrar no seu interior.

 

O solo lodoso

Solo lodoso é extremamente suave e uma vez que retém muita água, é fértil. Apesar das boas características deste tipo de solo, que precisa de nutrientes em comparação com outros tipos de solos.

 

O solo argiloso

Solo argiloso contém uma mistura de areia, argila, lodo e até mesmo alguns húmus. O nível do pH desse solo é de 6, com níveis elevados de cálcio e pode reter nutrientes e água muito bem. É também bem arejada. A composição específica de solo argiloso pode variar, mas com o equilíbrio correcto de aditivos, que podem ser feitas ideal.

 

Solo arenoso

possui cerca de 70% de areia em relação ao total de partículas sólidas. Apresenta poros grandes entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade. Por isso, nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas

 

Solo turfoso

Esse solo é geralmente castanho escuro, mas também pode ser preto. A turfa tem um monte de material orgânico e é rica em água, o que o torna um dos melhores tipos de solos para plantas, mas um dos piores para construção civil por conter muito microorganismos

 

Calcário

Esse tipo de solo são encontrado em bancos de pedra calcária que têm depósitos de giz e são bem profundas. O calcário é muito utilizado na agricultura para neutralizar a acidez de outros solos.

 

Notícias Relacionadas

Como recuperar obras com problema estrutural?

 

Os síndicos de condomínios ou proprietários de casas,...

Ler mais >>
Critérios para escolha do sistema de estruturas de concreto armado

A escolha de equipamentos deve se basear em critérios...

Ler mais >>
Cenário está mais otimista para a construção, diz CNI

 

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostra que...

Ler mais >>